Lista Tríplice


Em 2018, a ANEEL terá renovado todo o seu quadro de Diretores, salvo possíveis casos de recondução. O papel da Diretoria Colegiada é fundamental, tanto para o atendimento da missão da Agência no setor elétrico, quanto na condução das atividades que influenciam em nossas carreiras e no dia a dia de nossas atividades.

Em fevereiro de 2018, a Asea convidou os servidores associados a opinarem na pesquisa sobre o processo eleitoral de lista tríplice de candidatos para preenchimento de vagas na Diretoria Colegiada da ANEEL para os mandatos com término em 2018. Com 92% dos participantes favoráveis à continuidade do processo, a Asea constituiu uma comissão para coordenar e organizar as atividades.

Com participação expressiva de 466 servidores (75% do quadro) em dois turnos de votação, o processo representa uma forma legítima e democrática de valorização de indicações técnicas aos cargos de Diretores das Agências Reguladoras, o que contribui para reforçar a autonomia das Agências e para preservar o interesse público, mediante o contínuo aprimoramento dos mercados regulados.

Nesta etapa, estamos dando ampla divulgação da iniciativa à sociedade, aos Diretores com mandato vigente, ao Ministério de Minas e Energia, à Casa Civil da Presidência da República e ao Senado Federal.

Apresentação e Divulgação da Lista Tríplice



Carta à Casa Civil


Carta ao MME


Cartas aos Diretores

2º Turno de Votação


O 2º Turno de Votação ocorreu de 4/5/2018 a 9/5/2018 e teve a participação de 394 eleitores(as) votantes, o que corresponde a 63% dos(as) servidores(as) dos quadros efetivo e específico.


Resultado Final – 2º Turno


Currículos dos(as) Candidatos(as)


Apresentação – Sessão de Perguntas


Lista de Presença – Sessão de Perguntas


Termos de Aceitação dos(as) Candidatos(as)


Lista de Candidatos(as) – 2º Turno

1º Turno de Votação (Finalizado)


O 1º Turno de Votação ocorreu entre 18/4/2018 e 23/4/2018 e teve a participação expressiva de 405 votantes, 65% dos servidores(as) efetivos e do quadro específico.


Resultado do 1º Turno


Lista Definitiva de Candidatos(as) – Formato XLSX


Edital (Pós API)


Lista Definitiva de Candidatos(as) – Formato PDF


Apresentação – Visita às Superintendências

Audiência Pública Interna (Finalizada)

A minuta do Edital para o processo eleitoral esteve sob Audiência Pública Interna no período de 19 a 25/3/18. Também foi realizada uma sessão presencial em 23/3/18 e as contribuições recebidas foram analisadas para a formulação da versão final do Edital.


Análise de Contribuições da API


Minuta de Edital


Apresentação – Sessão Presencial